Curiosidades E Fatos: Motorola



A Motorola é uma das empresas que mais inovou nos últimos tempos... Conheça um pouco dessa historia.


1 – A fundação e o nome

A empresa foi fundada no ano de 1928, em Schaumburg, Illinois nos Estados Unidos. Inicialmente chamada de Galvin Manufacturing Corporation (devido ao sobrenome de seu fundador Paul Wault Galvin), a companhia só foi adotar o nome Motorola em 1947.
  • O nome surgiu quando a companhia começou a produzir rádios automotivos. Nessa época, empresas que trabalhavam com este tipo de equipamento usavam o sufixo “-ola”.
Resultado de imagem para Galvin Manufacturing Corporation

2 – Os primeiros produtos

No começo, a empresa começo a trabalhar com baterias portáteis e rádio patrulha (chamado de Motorola Police Cruiser), mas as invenções começaram a ficar obsoletas, devido aos avanços tecnológicos da época. No ano de 1930 começou a vender transmissores de rádio em carros para departamentos de polícia, no qual continuou a investir por algum tempo.
  • A Motorola foi a primeira a apresentar ao mercado um rádio FM direcional portátil, e o mesmo foi usado pelo exército americano durante a II Guerra Mundial.
Resultado de imagem para Motorola Police Cruiser

3 – Motorola e seus feitos

  • Em 1944 começou a produzir uma versão comercial de seus rádios transmissores para taxistas.
  • Em 1965 lançou o Motrac, o primeiro rádio bidirecional veicular do mundo com receptor e fornecimento de energia transistorizado (o baixo consumo de energia permitia que o rádio funcionasse sem precisar ligar o motor do veículo).
  • Em 1969, durante a missão Apollo 11, Neil Armstrong transmitiu as primeiras palavras da Lua à Terra através de um telecomunicador Motorola.
  • Em 1973 lançou o DynaTAC, protótipo do primeiro dispositivo móvel para consumo pessoal (telefone celular).  A primeira unidade comercial, chamado Dynatec 8000x, foi vendida em 13 de março de 1984, pelo valor de US$ 3.995.
  • Em 1996 a Motorola desenvolveu o StarTAC, um celular mais leve e menor.
  • Em 2004 criou o Razr V3, um dos celulares mais vendidos da historia


4 – Prejuízos, Divisão e a Venda

Entre 2007 e 2009, a empresa teve prejuízo de 4,3 bilhões de dólares, e em janeiro de 2011 foi dividida em duas empresas públicas independentes, a Motorola Mobility e a Motorola Solutions.
Em agosto de 2011 a Motorola Mobility foi vendida para a Google por US$ 12,5 bilhões. Dois anos depois, a empresa lança o primeiro dispositivo pós compra, o Moto X, que se destacou pela presença dos comando de voz e seu ótimo custo benéfico.
Após o sucesso do Moto X, a empresa lançou um celular intermediário, o Moto G, que acabou se tornando um dos mais vendidos da historia da companhia. Já no ano seguinte, anunciou o Moto E, que completou a linha ocupando o segmento de entrada.
E em maio de 2014, a empresa foi vendida novamente, desta vez para a chinesa Lenovo, por cerca de U$3 bilhões de dólares. Inicialmente não ouve muitas mudanças, a linha Moto continuou a receber novas gerações, e a Motorola foi retomando seu espaço no mercado.

5 – O Renascimento

No inicio de 2016 se inciava uma polemica, a Lenovo anunciou que iria “matar” a marca Motorola, e focar na linha Moto. A estrategia de marketing era tornar global ambas as marcas, já que cada uma tinha uma presença maior em determinados mercados. A partir dai seriam adotadas duas marcas, Vibe e Moto, e a Motorola Mobility começaria a liderar as áreas de engenharia e design no segmento Mobile da Lenovo.
NÓS VAMOS LENTAMENTE APAGAR A MARCA MOTOROLA E FOCAR NA LINHA ‘MOTO’
A estrategia não foi muito bem compreendida e aceita pelo público, e ao fim de 2016, a Lenovo reconheceu o erro e voltou atrás, ressuscitando a marca, e ressurgindo com o icônico “Hello Moto”.
Hoje todo o segmento móvel da Lenovo foi assumido pela Motorola. O Moto G já está em sua quinta geração, e a linha Moto X e Moto E retornaram ao mercado nacional com a quarta geração. Outros dispositivos foram integrados ao portfólio, como é o caso do Moto C e Moto Z, e a Motorola voltou a ser uma das principais marcas no segmento Mobile.

Via Turbo Tecnologia

Postar um comentário

0 Comentários